Nada melhor que curtir de forma alegre e saudável as festas de final de ano e carnaval. Tão esperadas por todos, exigem bastante do nosso corpo, pois volta e meia costuma-se virar a noite dançando e brindando. Qualquer exagero pode significar muita dor de cabeça, volta mais cedo para casa e dificuldades após os festejos.

O primeiro cuidado deve acontecer antes dos eventos. Ao chegar o recesso algumas pessoas querem compensar a falta de atividade física do ano inteiro, segundo elas para curtir a mesa farta com menos culpa. As avenidas e praias ficam cheias de novos “malhadores”, na busca pela mágica do pacote da boa forma. Além de não existir mágica, os exageros geralmente resultam em quadros de desidratação ou lesões por uso exacerbado de estruturas musculares e articulares. Muitas vezes nas festas estas pessoas ficam extremamente desconfortáveis, pois o desgaste físico anterior as impede de curtir o momento. É preciso saber que você tem todo o ano pela frente e que a atividade física exige orientação de profissional habilitado e paciência do praticante.

Nos dias que antecedem as festas a atividade física deve existir, porém de forma relaxante, seguida de muita hidratação e descanso. Se você treinou o ano inteiro (corrida, por exemplo), essa é a hora de treinos regenerativos ou mesmo uma transição com adoção de outros esportes (vôlei, peteca etc). Porém, existem também os cuidados que podem incrementar o momento da comemoração, dentre estes:

  1. Se for ingerir bebida alcoólica à noite procure se hidratar bem durante o dia. Use também meio copo de água entre uma bebida e outra, bem como ao final da festa. Como sempre, é importante ser moderado e não dirigir se beber.
  2. Lembre-se de estar alimentado antes do primeiro gole, principalmente com bebidas de teores alcoólicos mais elevados.
  3. Não use energéticos com bebidas. Um tem efeito estimulador enquanto o outro é depressor do sistema nervoso. Juntos, formam um “coquetel” que pode ser demais para o seu organismo.
  4. O calçado deve ser confortável e seguro. Lembre-se que a idéia é poder dançar durante a noite inteira. Calçados com pouca estabilidade ou que agridam partes do seu pé causarão muitos transtornos. Na hora da escolha a beleza não deve ser o único parâmetro.
  5. Se o ambiente permitir use roupas frescas e confortáveis.
  6. Fique atento aos alimentos que ingere, pois festas com quantidades grandes de comida podem ser armadilhas indesejáveis. Use a percepção de gostos e sabores.

No mais, curta bastante. Por mais que estejamos em meio às comemorações, as dicas são sempre atuais!

bloco-carnaval-abadá

Fonte/Foto: Internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *