Acredito que você já deve ter ouvido falar em “treino de ritmo”, mas você sabe como funciona e qual o objetivo desse tipo de treino?

Antes de mais nada, saiba que o treino de ritmo é fundamental no planejamento de qualquer corredor que deseja melhorar a sua performance em qualquer distância, ou seja, não importa se você gosta das corridas curtas ou é um maratonista convicto, se você deseja diminuir o seu tempo na sua distância preferida, precisa correr mais rápido!

Na corrida o ritmo é o tempo necessário para fazer 1 km, ou seja, se você faz 5 km em 25 minutos, o seu ritmo médio é de 05:00 min por km (o ritmo também pode ser convertido em velocidade e nesse caso teríamos 12 km/h). Se o seu treinador monta a sua planilha com siglas, normalmente os treinos de ritmo serão os seguintes: IR (intervalo de ritmo), RP (ritmo de prova) ou, simplesmente, RT (ritmo).

Treino_de_ritmo

Quando realizado em grupo, o treino de ritmo pode ser tão estimulante quanto uma competição real.

O volume e a intensidade do treino de ritmo depende diretamente da prova-alvo do corredor e normalmente são programados para o período de pré-temporada, evitando assim desgastes desnecessários no período competitivo. O treino de ritmo é considerado por muitos treinadores como o melhor método para conseguir aproximar o corredor das situações de estresse físico e mental vivenciadas nas competições de corrida. Mas, lembre-se, é fundamental periodizar o treino de ritmo de maneira gradativa e de acordo com objetivos traçados de forma coerente.

Veja abaixo um exemplo de treino de ritmo para um corredor intermediário que já correu 10 km em 52 min (ritmo 5:12) e deseja melhorar  o ritmo para completar a prova na faixa dos 49 min (ritmo 4:54):

  • 15 min de trote (ritmo 6:20)
  •  4 – 6 vezes (1 km em ritmo de 4:45 – 5:00 seguidos de 2’20” de recuperação)
  • 15 min de trote (ritmo 6:20)

É importante ressaltar que o treino acima é apenas um exemplo de uma infinidade de modelos que podem ser utilizados como um treino de ritmo, inclusive com intervalos maiores ou menores do que no exemplo.

Ah! Se você quiser participar de um treino de ritmo com intervalos cronometrados com chip e suporte de hidratação, discuta com seu treinador a possibilidade de fazê-lo no próximo dia 24 de janeiro (domingo).

A VO3 Assessoria Esportiva está organizando o “SIMULADO DE RITMO VO3“, que ocorrerá da seguinte forma:

  1. Um percurso de 1000 metros será montado na Praia dos Milionários, em Ilhéus;
  2. Todos os participantes usarão chips descartáveis para a cronometragem do tempo e controle de voltas;
  3. Os treinadores VO3 darão dicas e orientações aos participantes;
  4. Haverá staffs distribuindo água no percurso e os atletas poderão se hidratar a vontade no setor de recuperação;
  5. Após o treino os atletas receberão relatório do seu desempenho individual contendo parciais de cada volta rápida e tempo de recuperação.

E então, está esperando o que para desafiar os seus limites? Saiba mais sobre o “SIMULADO DE RITMO VO3” e inscreva-se, clicando na imagem abaixo:

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