idosos-450x250As atividades físicas fazem parte do nosso cotidiano, entretanto, conforme nossa idade vai avançando podemos apresentar dificuldades em fazer certas atividades de casa ou até mesmo, movimentos comuns considerados fáceis; atividades da vida diária podem se tornar fatigantes. Isso se deve ao envelhecimento do nosso organismo, algo comum e natural a todos os seres vivos. Mas, para que possamos envelhecer com qualidade devemos adotar condutas saudáveis ao longo da vida. Bons hábitos incluem não fumar, ingerir álcool moderadamente, alimentar-se adequadamente, ter um sono reparador, ingerir água de forma satisfatória e praticar exercícios físicos regularmente.

download

Os cuidados ao chegarmos à terceira idade devem redobrar, pois nosso organismo tem algumas necessidades especiais, principalmente se os bons hábitos citados anteriormente não fizeram, de fato, parte da rotina até então. Pessoas inativas têm maiores chances de adquirir doenças crônicas e limitações funcionais, que podem provocar perda da sua independência e a necessidade de cuidados especiais. Envelhecer não é uma doença, mas as pessoas que não tomam atitudes positivas ficam susceptíveis a adquirir múltiplas condições, comorbidades, prescrição de variados medicamentos, perda de funções e morte precoce. Uma simples gripe pode se tornar algo bem grave, deixando uma pessoa acamada por meses pelo fato de seu sistema imunológico estar debilitado.

Entretanto, é possível viver mais com uma boa qualidade de vida, otimizando saúde e bem estar, incorporando fatores físicos, psicológicos e socioambientais à rotina, através da prática regular de exercícios físicos, reduzindo assim as chances de doenças crônicas, perda de habilidades e outros gastos com a saúde. Eles também aumentam as reservas funcionais do organismo, previnem quedas, melhoram o equilíbrio, fortalecem os músculos e mantém o prazer pela vida, tornando as pessoas mais felizes e produtivas em suas relações sociais. Portanto, levante do sofá e venha tornar sua vida mais ativa conosco.

foto_seu_ze_lucas

Seu Zé Lucas é aluno VO3 Sênior desde 2014. Foto: Danni Borges

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *