A modalidade denominada “corrida de rua” é a que mais cresce no mundo na atualidade. No Brasil não existe um único final de semana sem eventos, o que estimulou o crescimento de grupos voltados à prática, denominados “clubes de corrida”. Nestes, você se associa, paga uma taxa mensal e desfruta de benefícios na forma de planilhas individualizadas, tenda com alimentos e água, colchonetes e orientação para suas corridas diárias, além, é claro, da possibilidade de se integrar e conhecer pessoas.

Os grandes clubes do país têm como fundadores professores de Educação Física ligados ao atletismo, a exemplo de ex-atletas ou técnicos da modalidade. E não poderia ser diferente, pois não se trata de um empreendimento como outro qualquer. Não basta pesquisa de mercado e investimento financeiro para ter sucesso. É importante lembrar que na prescrição de exercícios para a corrida é preciso conhecimento específico, não apenas das respostas fisiológicas ao esforço, mas dos fundamentos técnicos que envolvem o movimento (biomecânica dos movimentos, calçados, testes necessários etc). É nessa questão que você, potencial usuário desses grupos, deve se concentrar, pois existem ótimos profissionais no mercado e um bando de “cientistas loucos”, ávidos por uma cobaia.

Na região sul o crescimento vem acontecendo, o que possibilitou o estabelecimento do Circuito Cacau Running, com três provas anuais (Coronéis, Chocolate e Bataclan) que atraem corredores de todo o Brasil. Também já existe um circuito de Corridas de Rua do Município, também com enorme participação. O desembarque das corridas em Ilhéus faz parte da expansão clara da modalidade para a região nordeste, que começou em Salvador, o que deve estimular a adesão a uma prática que proporciona diversos benefícios às funções orgânicas. Mas não é só isso que o corredor procura. Alguns adoram um kit de qualidade, com camisa e medalha de “finisher”. Mas, principalmente, correm pela felicidade e integração que a modalidade proporciona. Querem experimentar a superação, cumprir objetivos, celebrar o prazer de correr.

É importante ressaltar que, embora os clubes de corrida participem desses eventos, o objetivo não é o mesmo do treinamento por recordes e vitórias realizado pelos superatletas. Este é estressante e nada tem a ver com saúde. O treinamento nos clubes de corrida que possuem profissionais habilitados é diferente. Os objetivos são diversos. No Clube “VO3 Assessoria Esportiva”, que completa 10 anos agora em 2016, o cliente inicialmente passa por Avaliação Física acurada na Policlínica de Ilhéus (Avenida Bahia). A mensalidade inclui treinos semanais de corrida, incluindo nos sábados, quando existe a disponibilidade de tenda frutas e água, e planilha individual mensal. Temos profissionais com vivência em diversas áreas (nutrição, organização de eventos esportivos, cronometragem, atividades para crianças, idosos e triatletas). A participação nas competições de corrida de rua é uma das nossas atividades. Nada impede, entretanto, que você, atleta, treine no clube, pois sua planilha será direcionada aos seus objetivos. Este não é, entretanto, o perfil da grande maioria.

Participar de clubes de corrida como o VO3 é ter acesso a programas individuais voltados à saúde, conhecer pessoas, conhecer lugares, desconhecer limites… Venha experimentar!201614

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *